Na tarde desta quarta-feira, 30 de junho de 2015, foram empossados na sede da OAB/MG os membros da Comissão Estadual da Verdade sobre a Escravidão Negra e de Combate ao Trabalho Escravo no Brasil.

A solenidade foi conduzida pelo tesoureiro da seccional mineira, Antônio Fabrício de Matos, que também é o interlocutor das comissões da OAB/MG ligadas ao Direito do Trabalho.

O especialista afirmou que a entidade dará todo o suporte no desempenho das atividades da Comissão.

O presidente da comissão, Daniel Dias de Moura, disse que o primeiro trabalho dos integrantes, está veiculado ao Conselho Federal. “Faremos um levantamento sobre a escravidão no Brasil, com enfoque nos crimes praticados no século passado em Minas Gerais.”

Fotos, depoimentos, investigação in loco, compõem o “dossiê”, que deve ser entregue no prazo de 90 dias à OAB Federal e somado aos relatórios dos outros estados.

Para Daniel Dias, “esse levantamento fortalecerá ações afirmativas em busca da verdade, da erradicação da discriminação e do preconceito que, ainda nos dias de hoje, interferem na igualdade dos negros nas escolas e nos cargos públicos”.

Segunda vertente

Após a conclusão do “dossiê”, a Comissão que será permanente na Ordem mineira, focará em diagnósticos para o combate do trabalho escravo contemporâneo em Minas Gerais.

“Não há muita diferença entre a prática escrava do século passado para a atual. A essência é a mesma, geralmente nas mesmas atividades. O pouco que muda é a concentração urbana e a forma de se fazer essa escravidão, que deixou de atingir apenas negros”, afirma o presidente da comissão.

Interdisciplinaridade

O trabalho da comissão será aberto para profissionais de qualquer área, que atuarão como membros colaboradores. Terá parceria com historiadores e instituições de ensino. Interessados em participar das atividades podem entrar em contato pelo email: cvescravidaonegra@oabmg.org.br

FONTE: http://www.oabmg.org.br/Noticias/6941/Comiss%C3%A3o-da-OABMG-investigar%C3%A1-escravid%C3%A3o-no-Brasil